terça-feira, 28 de agosto de 2012

Tufão Bevolen





Últimas noticias :Sobe número de mortos pelo tufão 'Bolaven' na Coreia do Sul
Agencia EFESeul, 28 ago (EFE).- Pelo menos oito pessoas morreram, entre elas quatro pescadores chineses, e dez estão desaparecidas na Coreia do Sul por conta da passagem do tufão 'Bolaven', que causou caos no transporte do país e deixou 200 mil casas sem eletricidade.
Os marinheiros chineses morreram na madrugada desta terça-feira, quando a força do tufão fez naufragar dois barcos pesqueiros com 33 tripulantes a bordo em águas próximas à ilha de Jeju.
A Marinha conseguiu resgatar 18 pescadores com vida, enquanto outros dez continuam desaparecidos, segundo a agência sul-coreana 'Yonhap'.
Além disso, uma idosa de 89 anos morreu ao cair de um campanário na cidade de Gawngju, cerca de 330 quilômetros de Seul, enquanto outras duas pessoas perderam a vida ao serem atingidas por objetos. Uma pessoa também morreu ao cair de um terraço por conta da força do vento.
As chuvas torrenciais e as fortes rajadas de vento destruíram cerca de 15 complexos residenciais na província de Jeolla do Sul e na ilha de Jeju, onde mais de 70 pessoas tiveram que ser evacuadas pelas inundações, segundo a Agência de Gestão de Emergências Nacionais.
O tufão obrigou a interrupção do transporte ferroviário e o cancelamento de todos os voos domésticos dos aeroportos de Jeju, Gimpo e Incheon, os dois últimos na capital sul-coreana.
Em Seul, onde residem cerca de dez milhões de pessoas, todas as escolas elementares e secundárias permaneceram fechadas nesta terça-feira como medida de prevenção.
Os ventos do tufão alcançaram uma velocidade de até 186 km/h, segundo a Agência Meteorológica de Coreia, que advertiu que a Coreia do Norte também foi atingida pelo 'Bolaven'.
A agência estatal norte-coreana 'KCNA' divulgou uma nota na qual assinalou que praticamente todas as áreas do país foram afetadas pelo tufão, com ventos de até 50 km/h em várias províncias.
Na manhã desta terça, 'Bolaven' avança em direção ao nordeste da Coreia do Sul, a uma velocidade de 30 km/h.
(Fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/08/pescadores-chineses-morrem-em-aguas-sul-coreanas-apos-tufao.html)
imagem: Ondas gigantes atingiram barco de pesca chinês na região da ilha de Jeju, águas da Coreia do Sul. (Foto: Kim Ho-Chon / Yonhap / Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário